A Resolução 32/19, do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), cita alguns procedimentos que devem ser adotados pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) quanto à divulgação de informações sobre os planos de benefícios que administram. A norma tem como objetivo aperfeiçoar a comunicação e transparência das entidades e reconhecer o uso da internet e meios digitais como importantes canais de comunicação com os seus participantes.
O Nucleos adotou as práticas citadas no documento para que as informações fiquem mais acessíveis aos seus participantes e assistidos e no site do Instituto — www.nucleos.com.br — é possível acessar. O site possui duas áreas: a aberta e a restrita.
Na área aberta do site do Nucleos qualquer usuário pode acessar e ler informações gerais a respeito da entidade, de sua história à estrutura organizacional, dos relatórios financeiros às edições do Nuclin Express e do RAI, seu Estatuto e Código de Ética, além das descrições detalhadas sobre, por exemplo, concessão de empréstimos e a lista de representantes regionais. Confira abaixo o mapa completo do site e saiba em qual menu está cada informação:
A área restrita exige CPF e senha dos participantes para ser acessada. Neste ambiente é possível verificar informações pessoais (e confidenciais) de cada participante, como o seu tempo de serviço e reserva de poupança, o Informe de Rendimentos para a declaração do IRPF e, ainda, uma série de documentos importantes e de interesse individual. A relação completa é: