Os três primeiros meses de 2024 foram marcados pela volatilidade, derivada em grande medida pelo comportamento da economia americana e as expectativas em relação à condução da política monetária no tocante aos juros naquele país. A economia estadunidense continuou fortalecida, com mercado de trabalho resiliente e, por consequência, mantendo pressão sobre a inflação e continuidade do discurso de austeridade da autoridade monetária.
Questões do Brasil, tais como: situação fiscal do país, intervenções na economia, indicadores de atividade mais fortes e, por consequência, a dúvida de que o Banco Central manterá o ritmo no corte na taxa básica de juros nas próximas reuniões do Copom, também colaboraram para a volatilidade do trimestre.
A conjugação desses fatores gerou aversão ao risco e resultou em fraco desempenho dos principais indicadores das carteiras de investimentos dos planos de benefícios, Ibovespa e IMA-B 5+ no período. Enquanto o IMA-B 5+ fechou negativo em 1,51% o Ibovespa apresentou variação negativa de 4,53%.
Neste contexto, o Plano Básico de Benefícios fechou o trimestre com variação negativa de 0,52% ante uma Meta Atuarial positiva de 3,02%.
Os Planos de Contribuição Definida das patrocinadoras fecharam o período no campo positivo, com rentabilidade de 2,49% para o Plano CD – INB; 2,47% para o Plano CD – Eletronuclear; e 2,48% para o Plano CD – Nuclep. Todos ante uma meta de rentabilidade positiva de 2,58%.
O participante poderá acompanhar os gráficos e tabelas relativas aos principais dados do fechamento do período clicando em cada um dos assuntos abaixo:
- Participantes e assistidos: distribuição por patrocinadoras e tipo de vínculo;
- Posição Patrimonial: posição patrimonial do PBB, receitas e despesas previdenciais (contribuições e benefícios);
- Investimentos: distribuição dos recursos e rentabilidades (no período, no mês, por segmento e composição detalhada);
- Atendimentos: no período, no mês e por assunto; e
- Ações judiciais: total de ações em curso e por natureza.
O Nucleos realiza mensalmente uma pesquisa de satisfação para avaliar o seu atendimento junto aos participantes. Ao fim é possível analisar os canais de comunicação mais utilizados, os assuntos mais mencionados e o nível de satisfação dos participantes com o atendimento do Instituto. Confira o relatório dessas pesquisas referente ao 1º trimestre de 2024.