Com o mundo cada vez mais integrado, normalmente fatores ligados às principais economias globais produzem ressonância nas demais economias. Isto se confirmou no primeiro trimestre de 2023, quando as preocupações com inflação global – sobretudo a americana, e o nível de taxa de juros influenciaram fortemente os ativos de risco. Contudo, a renda fixa local foi mais afetada pelas expectativas em torno do pacote fiscal e na condução da política monetária aqui no Brasil.
Em janeiro, enquanto a renda fixa ficou de lado, com os investidores atento às ações do novo governo, a renda variável, influenciada por indicadores menores de inflação nas principais economias e discursos mais brandos das autoridades monetárias, apresentou desempenho positivo. Nos meses seguintes, voltaram as preocupações com inflação e as autoridades monetárias sinalizaram continuidade do aperto monetário. No Brasil aumentou a expectativa por um arcabouço fiscal que contribuísse efetivamente para redução da dívida pública e, consequentemente, produzisse alívio na curva de juros. Os comportamentos se inverteram, sendo negativo para renda variável e positivo para renda fixa local.
Com isso, os principais segmentos de aplicação dos recursos dos planos de benefícios administrados pelo Nucleos fecharam o trimestre em direções opostas; a renda fixa ficou positiva em cerca de 3,00%, a renda variável recuou cerca de 6,90%.
Como reflexo do comportamento dos mercados, as carteiras de investimentos dos planos de benefícios administrados pelo Nucleos apresentaram os seguintes resultados no primeiro trimestre de 2023:
1. Plano Básico de Benefícios – PBB, negativo em 0,58%;
2. Plano CD INB, positivo em 2,70%;
3. Plano CD Eletronuclear, positivo em 2,74%; e
4. Plano CD Nuclep, positivo em 2,88%.
Certamente ainda viveremos um ambiente desafiador para os investimentos no segundo trimestre. Todavia, sinais de redução nos indicadores de inflação, no Brasil e no mundo, apontam para melhora das condições financeiras. Assim, esperamos resultados melhores para as carteiras dos planos de benefícios no decorrer do ano.