Como tem sido amplamente noticiado, os anos de 2020 e 2021 vêm sendo marcados pela pandemia da Covid-19 e por seus impactos nas economias globais. Em 2020 o fechamento de vários setores econômicos ao redor do mundo ocasionou a interrupção da produção de produtos industriais e da prestação de serviços. Em 2021, os efeitos dessa interrupção afetaram profundamente as economias de diversos países gerando graves problemas na cadeia global de suprimentos. A consequência foi que diversos insumos (agrícolas, metálicos e energéticos) sofreram aumento de preços expressivos em dólares, em 12 meses. Esse efeito provocou a alta dos índices de inflação ao redor do mundo e no Brasil em particular, pois no País a alta dos preços foi agravada pela desvalorização do real frente ao dólar americano. Dessa forma, os ativos de renda fixa e renda variável se desvalorizaram. E a inflação está alcançando índices bastante elevados.
A carteira de investimentos do Nucleos se caracteriza por possuir perfil de longo prazo e ser constituída por ativos sólidos, títulos públicos federais (marcados a mercado) e ações de grandes empresas.
Portanto, o déficit apurado é claramente conjuntural, decorrente das oscilações no preço dos ativos de renda fixa e renda variável, bem como da elevada inflação.
Esperamos que tão logo os mercados retornem à normalidade nossa carteira irá se revalorizar e trazer de volta o equilíbrio, devendo apresentar novamente superávit.
Não obstante o momento desfavorável, o Nucleos, através de sua Diretoria Executiva, reitera o compromisso de plena transparência com todos os participantes, assistidos e as patrocinadoras, reflexo do princípio de uma gestão técnica, sempre voltada para a adoção das melhores práticas de governança corporativa, corroborada pelo Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos obtido pelo Instituto.
O participante poderá acompanhar os gráficos e tabelas relativas aos principais dados do fechamento do período clicando em cada um dos assuntos abaixo:
- Participantes e assistidos: distribuição por patrocinadoras e tipo de vínculo;
- Posição Patrimonial: posição patrimonial do PBB, receitas e despesas previdenciais (contribuições e benefícios);
- Investimentos: distribuição dos recursos e rentabilidades (no período, no mês, por segmento e composição detalhada);
- Atendimentos: no período, no mês e por assunto; e
- Ações judiciais: total de ações em curso e por natureza.
O Nucleos realiza mensalmente uma pesquisa de satisfação para avaliar o seu atendimento junto aos participantes. Ao fim é possível analisar os canais de comunicação mais utilizados, os assuntos mais mencionados e o nível de satisfação dos participantes com o atendimento do Instituto. Confira o relatório dessas pesquisas referente ao 3º trimestre de 2021.