O terceiro trimestre do ano de 2020 foi marcado por uma relativa volta à normalização na medida em que o período mais agudo da pandemia foi ficando para trás. No entanto, no mês de setembro os receios crescentes com a trajetória fiscal brasileira acentuada, devido às despesas relacionadas ao combate à pandemia, levaram a preocupações relacionadas à sustentabilidade das contas públicas. No ambiente externo, também em setembro começaram os temores em torno da possibilidade de nova onda de contágio de Covid-19, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, que acabaram suscitando novas discussões sobre a reimplantação de medidas de restrição à mobilidade social em importantes economias.
Diante deste cenário de incertezas e alta volatilidade, o aumento da aversão a riscos se elevou, impactando negativamente os investimentos nos segmentos de renda fixa e variável.
De julho a setembro de 2020 foi gerado uma rentabilidade de 0,71, aquém das expectativas do Nucleos, por conta dos fatores acima descritos. Apesar da rentabilidade positiva no trimestre, o impacto causado no início da pandemia ainda reflete no resultado, gerando um déficit acumulado de R$ 56,7 milhões.
Para os próximos meses, alguns eventos podem causar apreensão nos mercados, tais como: aumento de casos de Covid-19 no mundo; eleições norte-americanas; situação fiscal brasileira; e ausência de avanço nas reformas. Contudo, apesar dessas preocupações, a equipe do Nucleos tem convicção de que a gestão dos recursos está adequada ao momento e que, em breve, o resultado será plenamente revertido, retomando o caminho da normalidade.
O participante poderá acompanhar os gráficos e tabelas relativas aos principais dados do fechamento do período clicando em cada um dos assuntos abaixo:
- Participantes e assistidos: distribuição por patrocinadoras e tipo de vínculo;
- Posição Patrimonial: posição patrimonial do PBB, receitas e despesas previdenciais (contribuições e benefícios);
- Investimentos: distribuição dos recursos e rentabilidades (no período, no mês, por segmento e composição detalhada);
- Atendimentos: no período, no mês e por assunto; e
- Ações judiciais: total de ações em curso e por natureza.
O Nucleos realiza mensalmente uma pesquisa de satisfação para avaliar o seu atendimento junto aos participantes. Ao fim do documento é possível analisar os canais de comunicação mais utilizados, os assuntos mais mencionados e o nível de satisfação dos participantes com o atendimento do Instituto. Confira o relatório dessas pesquisas referente ao terceiro trimestre de 2020.