No terceiro trimestre do ano, os principais fatores que provocaram oscilações nos preços dos ativos financeiros foram: a inflação americana e a velocidade de desaceleração da atividade em função do aperto monetário (alta dos juros) em curso; a situação geopolítica instável com a guerra entre a Rússia e Ucrânia, com os seus efeitos negativos nos preços de energia ao redor do mundo, principalmente, na Europa; a preocupação com o crescimento chinês, atingido pela política de Covid zero; no Brasil, constatação de uma economia mais forte do que o previsto, sinalização por parte do Banco Central do Brasil de final de ciclo de aperto monetário (alta de juros), e atenções voltadas para a eleição presidencial.
Os principais segmentos de aplicação, renda fixa e renda variável, apresentaram no terceiro trimestre, respectivamente, os seguintes desempenhos positivos, 4,00% e 11,34%.
Diante desse cenário, o Plano Básico de Benefícios – PBB encerrou o 3º trimestre de 2022 com rentabilidade positiva em 6,50%, ante uma meta atuarial positiva de 0,04%.
Considerando a rentabilidade líquida do custeio administrativo, os Planos de Contribuição Definida – Planos CDs das patrocinadoras Eletronuclear, INB e Nuclep registraram, respectivamente, desempenho positivo no terceiro trimestre de 2,98%, 3,00% e 3,01%, contra meta de rentabilidade negativa de 0,43% e CDI de 3,31%, no mesmo período.
O participante poderá acompanhar os gráficos e tabelas relativas aos principais dados do fechamento do período clicando em cada um dos assuntos abaixo:
- Participantes e assistidos: distribuição por patrocinadoras e tipo de vínculo;
- Posição Patrimonial: posição patrimonial do PBB, receitas e despesas previdenciais (contribuições e benefícios);
- Investimentos: distribuição dos recursos e rentabilidades (no período, no mês, por segmento e composição detalhada);
- Atendimentos: no período, no mês e por assunto; e
- Ações judiciais: total de ações em curso e por natureza.
O Nucleos realiza mensalmente uma pesquisa de satisfação para avaliar o seu atendimento junto aos participantes. Ao fim é possível analisar os canais de comunicação mais utilizados, os assuntos mais mencionados e o nível de satisfação dos participantes com o atendimento do Instituto. Confira o relatório dessas pesquisas referente ao 3º trimestre de 2022.