Resultado dos investimentos do Nucleos no 2º trimestre de 2021

No segundo trimestre de 2021, os ativos brasileiros tiveram um melhor desempenho quando comparados ao trimestre anterior.

Destacam-se como fatores que contribuíram para essa melhor performance: 1) a percepção dos investidores de que a inflação americana não sairá de controle; 2) divulgação de dados relacionados à atividade econômica melhor em nível global, muito embora esse aumento da atividade tenha provocado pressões inflacionárias em diversos países tais como Brasil e Estados Unidos; 3) o avanço da vacinação, inclusive no Brasil. No ambiente doméstico, acrescente-se a aprovação do orçamento e a divulgação do PIB do primeiro trimestre, o qual superou positivamente as estimativas dos agentes financeiros.

Assim, no Nucleos, o segmento de renda variável foi o que apresentou a melhor rentabilidade para este período, registrando valorização de 8,50%. Na sequência vieram o segmento estruturado, com alta de 3,74%, empréstimos, com 3,62%, renda fixa, com 1,56% e por fim, o segmento de imóveis, com rentabilidade negativa de 0,06%. Diante desse cenário, a rentabilidade do Programa de Investimentos no segundo trimestre foi positiva em 4,23%, ante uma meta atuarial de 3,26%.

Pelo exposto, a rentabilidade dos investimentos acumulada até junho/2021 ficou em 2,63% frente a uma meta atuarial de 6,64%, e a posição patrimonial do Plano Básico de Benefícios – PBB registrou um Patrimônio de Cobertura (Ativo Líquido) de R$ 4.203,9 milhões e Provisões Matemáticas de R$ 4.398,8 milhões, resultando num déficit acumulado equivalente a 4,43% das provisões matemáticas.

O participante poderá acompanhar os gráficos e tabelas relativas aos principais dados do fechamento do período clicando em cada um dos assuntos abaixo:

O Nucleos realiza mensalmente uma pesquisa de satisfação para avaliar o seu atendimento junto aos participantes. Ao fim é possível analisar os canais de comunicação mais utilizados, os assuntos mais mencionados e o nível de satisfação dos participantes com o atendimento do Instituto. Confira o relatório dessas pesquisas referente ao 2º trimestre de 2021.