As ações do governo e os fundamentos da economia nacional fizeram o mercado brasileiro se descolar, de forma positiva no mês de agosto, de um ambiente internacional cada vez mais difícil, incerto e com muitos desafios à frente. Contudo, não se pode menosprezar a possibilidade de contágio do mercado nacional pelo ambiente externo no futuro.
Ficou claro para os investidores que haverá maior aperto monetário nos Estados Unidos, face aos indicadores econômicos e o discurso das autoridades monetárias do país manifestando preocupação cada vez maior com índices de inflação.
Além da condição ruim da economia americana, os mercados internacionais também sofreram influência da deterioração econômica na Zona do Euro e na China, reflexo da pandemia (ainda) e de uma crise energética sem precedentes, agravada com a guerra na Ucrânia. Diante desse quadro, os mercados globais apresentaram desempenho ruim, tanto no mercado acionário quanto no de títulos públicos.
Na contramão dos mercados internacionais, a bolsa brasileira, assim como os títulos públicos federais, apresentou desempenho positivo no mês de agosto, graças à melhora de alguns indicadores econômicos, em especial a queda da inflação, diminuição do desemprego e o crescimento do PIB.
O Ibovespa, principal indicador do desempenho das ações no Brasil, registrou variação positiva no mês de 6,16% e os índices de renda fixa IMA-B e IMA-B 5+, que refletem o desempenho dos ativos de maior participação na carteira de renda fixa do Plano Básico de Benefícios – PBB, tiveram desempenho positivo, respectivamente, de 1,10% e 2,49%.
Com isso, os investimentos do PBB apresentaram variação positiva de 4,23%, ante uma meta atuarial positiva de 0,11%, cujo resultado no mês representou um superávit de R$ 136,4 milhões.
O desempenho dos Planos de Contribuição Definida das patrocinadoras ficou no campo positivo, sendo: INB 1,22%; Eletronuclear 1,20%; e Nuclep 1,21%. Todos ante uma meta de rentabilidade negativa de 0,04%.
O quadro a seguir apresenta a situação atuarial e financeira do PBB:
Os planos de contribuição definida apresentaram os seguintes desempenhos, já descontado todo o custeio administrativo: