O Nucleos encerrou 2019 com uma rentabilidade acumulada de 19,08%, que representa quase o dobro da meta atuarial de 10,15%. Grande parte dos riscos associados durante o ano não se materializaram, em especial a temida recessão global e o aperto monetário que teve seu início no final de 2018.
Assim como no exercício anterior, a superação da meta atuarial deveu-se em grande medida aos bons resultados obtidos nos investimentos no segmento de renda fixa, através dos títulos públicos indexados à inflação, e no segmento de renda variável, por meio do mercado acionário.
Releva notar que o ativo líquido do Nucleos fechou 2019 em R$ 4,043 bilhões e o superávit acumulado foi de R$ 277 milhões. Dois movimentos importantes, ambos resultados de decisões de macroalocação, foram determinantes para a excelente performance obtida no ano passado: aumento na exposição em títulos públicos indexados à inflação ainda no final de 2018 e aumento na exposição no mercado acionário. A primeira, motivada pelas pesquisas eleitorais, que apontavam favoritismo do candidato pró-mercado, e a segunda, pelos indicadores econômicos que sinalizavam melhora na economia.
Para 2020, a princípio, vislumbramos um ambiente mais tranquilo para o cenário externo. No cenário doméstico a baixa taxa de juros, a melhora no indicador de emprego e o aumento do consumo e dos investimentos indicam um ambiente econômico mais previsível e favorecem uma aceleração da economia, de forma a impactar positivamente o preço dos ativos financeiros.
O participante poderá acompanhar os gráficos e tabelas relativas aos principais dados do fechamento do período clicando em cada um dos assuntos abaixo:
- Participantes e assistidos: distribuição por patrocinadoras e tipo de vínculo;
- Posição Patrimonial: posição patrimonial do PBB, receitas e despesas previdenciais (contribuições e benefícios);
- Investimentos: distribuição dos recursos e rentabilidades (no período, no mês, por segmento e composição detalhada);
- Atendimentos: no período, no mês e por assunto; e
- Ações judiciais: total de ações em curso e por natureza.
O Nucleos realiza mensalmente uma pesquisa de satisfação para avaliar o seu atendimento junto aos participantes. Ao fim do documento é possível analisar os canais de comunicação mais utilizados, os assuntos mais mencionados e o nível de satisfação dos participantes com o atendimento do Instituto. Confira o relatório dessas pesquisas referente ao quarto trimestre de 2019.