Participantes estão "muito satisfeitos" com o Nucleos,
revela Pesquisa de Satisfação

 

A pesquisa "mede" as necessidades e expectativas dos participantes por meio de estatísticas e avaliações qualitativas. A partir da compilação desses dados, a Diretoria Executiva do Nucleos – com o apoio da Assessoria de Relacionamento da entidade – estuda, cria, desenvolve e implementa ao longo do ano as melhores ações e soluções para tais demandas. Esse tipo de processo está em linha com as exigências de melhoria contínua para que o Instituto mantenha a Certificação da Norma ISO 9001:2008.

Como a pesquisa é realizada?

Mensalmente, o Nucleos registra centenas de atendimento a seus participantes ativos e assistidos, seja por telefone – que representam a grande maioria, com algo entre 40% e 50%, em média –, por e-mail, por correspondência ou de forma presencial. Para se ter uma ideia do volume mensal, em janeiro, foram 804 atendimentos; em fevereiro, 694; em março, 838; e em abril, 798 atendimentos. As entrevistas são feitas com 10% dos participantes atendidos por telefone e de forma presencial. Neste último caso, o participante preenche o formulário da pesquisa no próprio Instituto, logo após o atendimento. A escolha dos entrevistados é feita aleatoriamente por um programa de computador que, no entanto, assegura um equilíbrio em critérios como patrocinadora, faixa etária e sexo.

O resultado da Pesquisa de Satisfação realizada nos primeiros quatro meses deste ano permitem algumas conclusões significativas:

1. De janeiro a abril, os assuntos mais recorrentes – que motivaram o participante a procurar o Nucleos – foram "empréstimos", "benefícios" e "recadastramento".

2. A pesquisa aponta que a maior parte da amostra está muito satisfeita com a área de Atendimento, bem como com o conhecimento do atendente – os índices "ótimo" mais "bom" invariavelmente somam 100% nesses primeiros quatro meses de 2015.

3. Resultado bastante parecido ocorre com a área de Comunicação, onde a pesquisa revela índices de satisfação igualmente bem altos – índices "ótimo" mais "bom" também somam 100%.