A afirmativa “Eu recomendaria a adesão ao Fundo de Pensão do Nucleos a um novo empregado da minha patrocinadora” obteve a concordância de 84,2% dos entrevistados. Esse percentual é elevado em todos os segmentos analisados (por situação do participante, sexo, faixa etária, patrocinadora e estado/UF).
Os participantes também foram indagados sobre qual seria a primeira palavra que vem à sua mente quando pensam no Nucleos. O grupo de sinônimos mais citados foi aquele com palavras que remetem a “Aposentadoria/Complementação/Benefício”, que recebeu citações de 170 respondentes. Além disso, 118 participantes citaram que “Segurança” é a principal palavra que vem à mente ao pensarem no Nucleos.
Avaliação das principais áreas de serviços prestados aos participantes
COMUNICAÇÃO: os canais de comunicação do Nucleos, em geral, foram aprovados por 80,5% dos participantes, sendo que o site do Instituto recebeu a aprovação de 84,4% dos respondentes. O canal preferido são os boletins eletrônicos por e-mail (80,8%).
ATENDIMENTO: detectou-se que aproximadamente 250 dos entrevistados solicitaram ao Instituto algum tipo de informação, serviço ou orientação nos últimos 12 meses, e que 87,5% desses entrevistados classificaram a qualidade do Atendimento do Instituto como “excelente” ou “boa”.
PLANO DE BENEFÍCIOS: 71,4% dos participantes concordaram totalmente ou em parte com a afirmativa “Sinto segurança e confiança no Plano Básico de Benefícios oferecido pelo Nucleos”. Nesta edição da pesquisa, as avaliações de satisfação foram maiores entre os grupos de assistidos (aposentados, pensionistas e em auxílio-doença), justamente aqueles que já experimentam o recebimento dos benefícios e que, talvez, podem melhor avaliar a importância do Instituto e do plano. O grau de aprovação (somatório das avaliações “excelente” e “bom”) do Plano de Benefícios por esse grupo alcança 95,1% entre aposentados e 100% entre pensionistas e participantes em auxílio-doença.
Já os benefícios do plano foram considerados “muito vantajosos” ou “vantajosos” por 59,3% do total da amostra e por 66,9% dos aposentados.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PREVIDENCIÁRIA: o site Saber e Poupar, lançado há quase um ano, é considerado importante iniciativa de Educação Financeira e Previdenciária por 91,2% dos participantes que o conhecem. O percentual dos participantes que o acessaram é 31,2%.
Agradecimentos
O Instituto agradece a colaboração dos participantes que foram sorteados e que se dispuseram a responder à pesquisa, o que gerou informações bastante relevantes para que a entidade possa direcionar seus esforços para a melhoria contínua de sua administração e dos serviços prestados aos seus participantes, seguindo sempre as melhores práticas de governança corporativa: equidade, prestação de contas, transparência, ética e zelo pela perenidade do Instituto.