Nucleos participa de homenagem a Ronaldo Fabrício na Abdan

Foi realizada na última sexta-feira, 29 de abril, uma homenagem ao engenheiro Ronaldo Arthur Cruz Fabrício, de 82 anos, que deixa a vice-presidência da Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares – Abdan. O evento, promovido naquela entidade, contou com a presença de alguns dos principais nomes da indústria nuclear brasileira – entre eles, o presidente do Nucleos, Armindo D’Ascenção Silva.

Ronaldo Fabrício dedicou mais de 40 anos de sua vida profissional ao setor, com ativa participação em toda a evolução do Programa Nuclear Brasileiro; ele foi fundador e primeiro presidente da patrocinadora Eletronuclear. “Ronaldo é uma pessoa muito importante para o desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro. É um nome muito importante neste cenário, um profissional sério, competente, que só agregou para esse país”, afirmou na ocasião Antonio Müller, presidente da Abdan.

Companheiro de trabalho do homenageado por mais de quatro décadas, Armindo D’Ascenção Silva lembrou em seu discurso momentos marcantes da carreira de ambos. Mencionou, ainda, a clássica citação “O vento nunca sopra a favor de quem não sabe para onde vai”, de Lúcio Aneu Sêneca, célebre escritor romano, que Ronaldo Fabrício utilizava para encorajar suas equipes em momentos decisivos. “Era um dos mantras utilizados internamente na Eletronuclear na época da construção de Angra 2. (…) A mensagem não ficou no papel; foi demonstrada com seu exemplo, na busca incansável, persistente e obstinada para atingir o objetivo de viabilizar a energia nuclear no Brasil”, afirmou o presidente do Nucleos.

Considerado um dos principais responsáveis pelo avanço do Programa Nuclear Brasileiro, o engenheiro ainda atua em conselhos de administração de empresas como o da usina de Jirau, uma das maiores hidrelétricas construídas recentemente no País.