Novembro Azul: o Nucleos apoia esta campanha

Assim como ocorreu com o Outubro Rosa, o Nucleos apoia a iniciativa Novembro Azul, desenvolvida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e com foco na saúde do homem. Isso por que a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que mais afetam os homens no Brasil ainda esbarram no preconceito masculino em ir ao médico com regularidade, como costumam fazer as mulheres.

No caso do câncer de próstata, a resistência alicerçada em fatores culturais é ainda maior diante da necessidade de realização do exame de toque retal – principal meio de descoberta do tumor na glândula.

De acordo com a ONG britânica Cancer Care, 1,1 milhão de homens são afetados pelo câncer de próstata e provoca 307 mil mortes no mundo todos os anos. A doença é a segunda neoplasia mais frequente em homens depois da de pulmão. O estudo revela que cerca de 10% dos pacientes chegam na consulta pela primeira vez com o tumor disseminado para outros órgãos. Por isso, diagnosticar a tempo a doença pode salvar milhares de vidas.

Entretanto, detectar os sinais pode não ser tão simples, pois os sintomas não são específicos. Os mais comuns, de acordo com o estudo, são: cansaço (86% são afetados), dores nas costas (82%), dor generalizada (70%), fraqueza (67%) e dificuldade para dormir (62%), além da incontinência urinária.

Saiba mais em www.novembroazul.com.br.