Como temos noticiado aos nossos patrocinadores, participantes e assistidos, a pandemia da Covid-19, de alcance nacional e internacional, tem provocado enormes perdas nos ativos ao redor do mundo. No entanto, sinais de recuperação das economias começam a aparecer e a reduzir as perdas acumuladas.
Diante deste cenário, a administração do Nucleos vem realizando pequenos ajustes na carteira de investimentos visando incrementar a rentabilidade futura dos investimentos.
No mês de maio/2020, os ativos de investimentos mais uma vez registraram boa performance, alcançando rentabilidade de 2,81%. Com isso, o Plano Básico de Benefícios – PBB apresentou superávit no mês de R$ 86,5 milhões, fazendo com que o déficit acumulado fosse reduzido para R$ 73,7 milhões, equivalente a 1,94% das provisões matemáticas. O quadro a seguir apresenta a situação atuarial e financeira do plano:
Como já mencionamos em comunicados anteriores, temos convicção de que essa crise será superada como as anteriores e o Nucleos voltará muito em breve ao equilíbrio patrimonial.
É importante enfatizar que o Nucleos possui investimentos de alta liquidez para honrar os compromissos com seus assistidos e pensionistas sem necessitar vender ativos em momentos de nervosismo no mercado.
Por fim, reafirmamos que o nosso compromisso é de plena transparência com todos os participantes, assistidos e as patrocinadoras do Nucleos, reflexo do princípio de uma gestão técnica e sempre voltada para a adoção das melhores práticas de governança corporativa.