A despeito da volatilidade causada pela eleição presidencial no Brasil em outubro, o primeiro mês do quarto trimestre, foi marcado por aumento do apetite por risco dos investidores, muito por conta do resultado das empresas no terceiro trimestre e notícias indicando que a inflação americana pudesse estar próxima do pico e, por consequência, o banco central americano viesse a praticar uma política monetária mais distendida.
Nos meses de novembro e dezembro, em que pese a continuidade da política monetária americana mais branda e os indicadores chineses apontando melhora na atividade econômica daquele país, a definição da eleição presidencial no Brasil e as preocupações com a situação fiscal prevaleceram sobre o comportamento do mercado. Enquanto o Ibovespa e o IMA-B 5+ (principal referência para os ativos de renda fixa do Plano Básico de Benefícios – PBB) apresentaram desempenho positivo em outubro, os resultados nos meses de novembro e dezembro foram negativos, a ponto de, tanto a bolsa de valores (IBOVESPA), quanto o IMA-B 5+, encerrarem o trimestre no negativo.
Os Planos de Contribuição Definida – CD, por aplicarem seus recursos essencialmente em ativos atrelados ao CDI não foram impactados pelo comportamento ruim dos mercados nos dois últimos meses do trimestre.
Pelo exposto, as carteiras de investimentos dos planos de benefícios administrados pelo Nucleos apresentaram os seguintes resultados no quarto trimestre de 2022:
1. Plano Básico de Benefícios – PBB, negativo em 1,79%;
2. Plano CD INB, positivo em 3,06%;
3. Plano CD Eletronuclear, positivo em 3,09%; e
4. Plano CD Nucleos, positivo em 3,08%.
Certamente o ano de 2023 será desafiador. De todo modo, a administração do Nucleos reitera sua expectativa de buscar retornos dos investimentos superiores as suas metas de referência, bem como reverter o déficit do Plano básico de Benefícios – PBB, consignado no encerramento do exercício de 2022.
O participante poderá acompanhar os gráficos e tabelas relativas aos principais dados do fechamento do período clicando em cada um dos assuntos abaixo:
- Participantes e assistidos: distribuição por patrocinadoras e tipo de vínculo;
- Posição Patrimonial: posição patrimonial do PBB, receitas e despesas previdenciais (contribuições e benefícios);
- Investimentos: distribuição dos recursos e rentabilidades (no período, no mês, por segmento e composição detalhada);
- Atendimentos: no período, no mês e por assunto; e
- Ações judiciais: total de ações em curso e por natureza.
O Nucleos realiza mensalmente uma pesquisa de satisfação para avaliar o seu atendimento junto aos participantes. Ao fim é possível analisar os canais de comunicação mais utilizados, os assuntos mais mencionados e o nível de satisfação dos participantes com o atendimento do Instituto. Confira o relatório dessas pesquisas referente ao 4º trimestre de 2022.