Os meios digitais facilitam, e muito, nossas vidas. Uma das praticidades que a internet nos proporciona é a comunicação interpessoal, que com suas inúmeras novas maneiras se tornou mais rápida e funcional. Por outro lado, junto a isso, o número de golpes – como ficou claro durante a realização da Semana de Conscientização Sobre Segurança da Informação do Nucleos – também cresceu: a cada minuto, a cada clique, estamos sujeitos a nos tornar possíveis alvos. Não falta criatividade aos “ciberpiratas”, os piratas da internet. Os golpes vão desde simular agências (falsas) de cobrança de débito e oferecer bilhetes premiados a inventar acidentes e sequestros de familiares. Por isso, é importante ficar atento – e se proteger. Confira abaixo algumas dicas:
- Não abrir anexos de e-mails desconhecidos.
- Não informar seus dados pessoais a pessoas desconhecidas.
- Dar preferência para renegociar crédito na própria instituição financeira, e não por meios digitais.
- Combinar com alguém de confiança nos casos em que você tiver que fazer uma transação financeira de valor alto.
- Desconfiar da venda de produtos e serviços com descontos fora do normal.
- Não fazer depósitos em troca de bilhetes premiados, crédito consignado, automóvel zero abaixo da tabela, entre outros.
- Ficar atento para o fato de que bombeiros, policiais e profissionais de serviço de remoção hospitalar não fazem ligação a cobrar.
Ficar atento a situações simples como essas pode ser a diferença entre ser alvo de um golpe ou não.